Sobre o ano que eu passei lendo 1Q84

1Q84-fluxoconstanteblog

Nunca pensei que um dia eu terminaria um livro que não estivesse gostando de ler. Sou do tipo que acha a vida curta demais pra perder tempo com livros ruins. Mas é aí que mora a grande questão: 1Q84 (o livro 1), do japonês Haruki Murakami, não é ruim. Eu é que não me conectei com a história. Foi mais de um ano lendo só mais um pouquimho, vai que melhora. Nessa semana li os dois últimos capítulos que faltavam pra encerrar o livro. Meu histórico no Skoob diz que a última vez que o li foi em maio deste ano.

O livro é contado em terceira pessoa, com o narrador alternando capítulos de Aomane, uma instrutora de artes marciais e assassina de aluguel nas horas vagas, e Tengo, um professor de matemática e aspirante a escritor. São dois núcleos bem diferentes que só terão alguma relação do meio para o final do livro. Meus capítulos preferidos eram os de Aomane, se cheguei até o fim, foi por ela. Quanto ao Tengo, pensei em pular os capítulos dele várias vezes.

Pois enfim o livro acabou e nada ficou esclarecido, já que se trata de uma trilogia. Não tenho interesse na sequência, mas quero saber o final da história. Quem é o Povo Pequenininho? Quem matou a cachorrinha que adorava espinafre? Aomane e Tengo se encontram em algum momento do livro? Onde foram parar os pais de Fuakeri? O que realmente era o grupo Sakigake? Qual o envolvimento do professor Ebisuno nesse rolo todo? Afinal, o que era o 1Q84?

Quem já leu, por favor, me conte.

Curiosidade: tive alguma dificuldade em visualizar os personagens com traços orientais. 

7 comentários sobre “Sobre o ano que eu passei lendo 1Q84

  1. Pingback: [TAG] Hábitos de leitura | Fluxo Constante

    • Poxa… Queria taaaanto que alguém me contasse o final. Rs
      Vou ver se consigo outro livro do Murakami pra ver se minha relação com ele melhora. Você já leu algum outro dele?

      Curtir

Deixe um comentário

