Breve história sobre minha rotina de leitura

Em um ano muitas coisas mudaram na minha vida e uma delas, foi minha experiência com os livros. Não exatamente com os livros, mas com a leitura em si.

Eu lia, em média, 80 páginas por dia. Essa leitura ocorria em dois momentos diferentes do meu dia. Durante a viagem de ônibus ao trabalho e durante a viagem de volta para casa.

Cada uma delas durava uma hora. Era super tranquilo de ler porque eu pegava o ônibus na porta de casa e o meu ponto era a primeira parada depois que ele saía da garagem. Eu tinha o “privilégio” de escolher o lugar onde eu me sentaria. Sempre escolhia o mesmo assento e ficava brava quando alguém já havia se apossado dele. Na hora de descer, o ponto também fica em frente ao prédio onde trabalho. A viagem era longa mas confortável. Esse tempo gasto com o deslocamento casa-trabalho-casa era suficiente para manter as leituras em dia. Conseguia ler um livro denso, como A Guerra dos tronos, em pouco mais de uma semana. Quando não estava de plantão, mantinha a rotina de ler durante uma hora, pelo menos.

Em julho de 2014 eu e meu marido nos mudamos de casa. Uma casa maior, um bairro mais agradável, com uma grande oferta de serviços, numa localização que permite que façamos tudo à pé. Além de ser mais fácil para os familiares e amigos nos visitarem.

Só não ficou bom para ir ao trabalho. Apesar do tempo gasto indo de casa ao trabalho ter diminuído, a viagem em si ficou muito desconfortável. O ônibus continua passando praticamente dentro de casa, mas é uma linha alimentadora e por isso está sempre lotado. Não consigo mais um assento vago assim que entro no coletivo. Impossível ler.

Minha carga horária de trabalho também aumentou. E isso faz com que eu tenha menos ânimo para fazer qualquer coisa que não seja dormir, quando chego em casa. É lamentável, pois acabo negligenciando uma das coisas que mais me dá prazer em fazer, que é a leitura.

Sem falar nas inúmeras distrações internéticas: Youtube, Instagram, Twitter, Netflix… Acabo passando um dia inteiro sem ler, quando muito, umas 10 páginas.

Para vencer esse problema, estabeleci como meta ler 50 páginas por dia. Exceto nos dias que estiver de plantão, quando lerei somente o que der. Só pra não deixar a peteca cair. Veremos como fluirá esse plano. Torçam por mim.

Como é a rotina de leitura de vocês? Tem algum número de páginas estabelecido? Um momento especial do dia que prefiram ler? Um cantinho especial?

11 comentários sobre “Breve história sobre minha rotina de leitura

  1. Pingback: [TAG] Hábitos de leitura | Fluxo Constante

    • Oi, Jaque. Eu estou falhando miseravelmente. rsrsrs Mas me esforço sempre pra ler todos os dias, o mínimo que seja, pra não perder o hábito. Obrigada por comentar e volte sempre que quiser. :*

      Curtir

  2. Quando eu trabalhava longe de casa (longe que eu digo era 1 hora e meia de distância), eu gostava de ler no ônibus, mas nunca conseguia sentar rs.. me adaptei a ler em pé, mesmo sendo desconfortável era essa a forma de sentir o tempo passar.
    Quando comecei a trabalhar perto de casa, passei a ler menos porque estava acomodada.. Ia andando, voltava andando e quando chegava em casa ia pro computador.

    Hoje não estou trabalhando e estou lendo bastante, mas sei que isso vai mudar (de novo) quando conseguir um trabalho rs

    Curtido por 1 pessoa

  3. Passei pelo mesmo problema, Isa.
    Quando morava em Santo André e trabalhava em SP, lia 4 horas por dia no transporte público. Depois que mudei pra SP, a viagem ficou bem mais curta (meia hora pra ir, meia para voltar), mas não conseguia mais ler no transporte. E aí a pilha de leitura foi aumentando….

    Só consegui me impor uma nova rotina de leitura fazendo o que você fez: impondo uma meta diária, assim me forçava a ler um pouco quando chegava em casa. Foi ótimo fazer isso, naquela época de transição. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

