[Filme] A Onda: ditadura numa sociedade moderna

poster-a-onda

poster do filme A Onda

Que filme, meus amigos. Que filme!

Essa foi a melhor maneira que encontrei de começar este post.

Zapeando pelo Netflix, encontrei o filme A Onda. Sem nem ler a sinopse, cliquei e deixei acontecer.

E aconteceu que eu me surpreendi positivamente com o filme. Lançado em 2008, trata-se da adaptação do livro homônimo de Todd Strasser, que por sua vez foi baseado no experimento social Terceira Onda.

O professor Rainer Wenger é designado para dar aulas sobre Autocracia durante uma semana, embora seu desejo fosse de lecionar sobre o Anarquismo. Como método pedagógico, ele instaura uma ditadura fascista dentro da sala de aula. Começa exigindo que os alunos o tratem formalmente, como Sr Wenger. A partir daí uma disciplina rígida é exigida por parte dele. Os alunos precisam se sentar com postura corporal alinhada, em carteiras posicionadas de maneira que ficassem de frente para o professor, deveriam usar uniforme e solicitar permissão antes de falar. Esse grupo foi chamado de A Onda. Havia até uma saudação…

Logicamente, alguns alunos não aceitaram as imposições do professor e abandonaram a turma. Aparentemente tudo estava correndo bem. Uma noção unidade estava crescendo entre os alunos e os antes excluídos, agora eram parte de um grupo.

Mas como em toda boa ditadura, A Onda não deixou de ter terrorismo, confrontos e segregação dos que não concordavam  com as ideias do grupo.

a onda

A partir daqui não posso dizer mais nada, pois entregaria demais o enredo. Ao final do filme, o professor consegue provar seu ponto de que, sim, é possível uma ditadura ser instalada numa sociedade moderna. Basta alguém com uma ideologia bem forte e um bom discurso, se posicionar. O que mais me amedrontou foi perceber, que um regime opressor pode encontrar apoio em quem apenas segue a onda, se todos vão eu irei também. E assim crescer consideravelmente em número de adeptos.

Recomendadíssimo. É um bom material para sala de aula. Não é uma superprodução cinematográfica, mas o objetivo não era mesmo esse.

13 comentários sobre “[Filme] A Onda: ditadura numa sociedade moderna

Deixe um comentário