Livros lidos em Setembro

O mês de Setembro foi um mês razoável em relação às leituras. Li três livros curtos, dois deles lidos em apenas um dia. Esperava que fosse melhor, já que eu comprei muitos livros que quero demais ler. Mesmo assim acabaram parados na estante e deixados para os meses seguintes. Mas falemos dos lidos durante o mês. Caso deseje ler mais sobre as obras e suas respectivas sinopses, é só clicar no título que será redirecionado para o perfil correspondente no Skoob.

bonsaiBonsai: primeiro romance do chileno Alejandro Zambra e logo de início ele já deixa claro que o que menos interessa aqui é o final da história entre Julio e Emília. O foco é o desenrolar desse relacionamento e a forma como ele chega ao fim. Cultivar um Bonsai foi o jeito que Julio encontrou de se lembrar sempre do amor que viveu. O livro é cheio de referências a obras literárias como Em busca do tempo perdido e Madame Bovary. Além do conto que dá o tom ao fim do romance entre o casal protagonista. A premissa é ótima mas achei muito curtinha a condução da história. Umas 50 páginas a mais seriam bem-vindas.

meus documentosMeus documentos: mais um do Zambra. É um livro com onze contos. Uns maravilhoso, outros nem tanto. Os contos parecem inspirados na vida do próprio autor, já que todos os protagonistas são homens chilenos, ora escritores, ora professores de Literatura. Esses homens também demonstram muita insegurança em relação às mulheres, tiveram algum problema paternal… Outro tema recorrente, embora servindo apenas como pano de fundo, é a ditadura de Pinochet. Os contos Meus documentos e Camilo são disparados os meus favoritos. E Instituto Nacional me deixou nostálgica em relação ao meu tempo de escola. O homem mais chileno do mundo é uma história bem boa de ler, onde a gente torce pra que dê tudo certo ao final.

cão fantasmaO cão fantasma: o último livro concluído do mês. Li em menos de uma hora. Trata-se de um conto infanto-juvenil, podendo ser classificado como horror/terror/sobrenatural. E é do russo Ivan Turguêniev. Eu tenho um crush eterno pelos autores russos, então gosto de tudo que eles escrevem. Mesmo que não sejam uma obra prima, como no caso de O cão fantasma.

Me contem nos comentários se leu algum livro em setembro, quais foram os que mais gostaram, se já leram algum desses citados aqui.

7 comentários sobre “Livros lidos em Setembro

  1. Acho que nunca li um livro russo, estou presa (ainda) na literatura americana e li rarissimos livros brasileiros, que de verdade detesto a literatura clássica daqui…
    Eu amei o post e acho que me interessei pelo 1o livro, vou por na minha listinha

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi, Pink. Que bom que gostou do post. Tem muitos livros russos curtinhos por aí, bons pra dar uma variada da ficção norte-americana. Eu até gosto e quero ler mais os clássicos brasileiros, mas eu não sou muito chegada no Realismo e, a maioria das obras são dessa época, né? Ahhh… Recomendo muito que você leia o Zambra. 😄 Bjs

      Curtir

Deixe um comentário

