Minhas tradições natalinas #1: amigo secreto

IMG_7028

Ou qualquer variante do termo secreto que vocês usem.

Muitas são as tradições dos festejos de fim de ano e eu sou adepta de algumas que não podem faltar no meu Natal. Uma delas é o famigerado amigo secreto. É uma alternativa muito bacana e barata à outra tradição de Natal, que é presentear alguém e assim encerrar mais um ciclo de 365 dias. Desde que me entendo por gente eu participo da brincadeira. Seja na escola, no trabalho, no ambiente familiar e até nas igrejas, é uma das primeiras coisas que lembramos quando o mês de dezembro se aproxima.

É provável que a tradição da troca de presentes tenha surgido láaaa nos primórdios do nosso tempo, quando os Reis Magos foram visitar o recém-nato, Jesus Cristo.  Mas e o amigo secreto? Como surgiu?

Essa foi uma pergunta que me veio à mente enquanto eu cortava os papeizinhos para o sorteio daqui de casa. E como boa usuária da internet fui logo perguntar ao titio sabichão Google.

Acredita-se que o costume seja uma prática pagã, dos povos nórdicos que trocavam presentes para celebrar o pacto com deuses. Outros dizem que a prática foi adaptada pelos americanos e popularizou-se nos Estados Unidos durante a crise de 1929, já que não rolava  presentear todo mundo no meio de um crash econômico.

Independente de sua origem acho uma brincadeira saudável e divertida. As crianças fazem um alvoroço de tão ansiosas que ficam. Confesso que eu também quase roo as unhas, tamanha é a minha expectativa por saber quem me tirou e o que a pessoa escolheu pra mim de presente.

sorteio amigo secreto

Esse ano a ceia e o almoço de Natal acontecerão na minha casa. Já separei todos os nomes dos participantes pra sortear. Aqui a gente não escolhe o presente. Deixamos a critério do amigo, apenas estipulamos o valor. Para 2015 estipulamos o valor mínimo R$15,00 e o máximo R$20,00. Bem baratinho assim pois nossa família é gigante. Tenho 11 irmãos, 27 sobrinhos e 6 sobrinhos-netos. Imaginem o que seria de mim se fosse presentear essa gente toda…

Ahhhh… a quem interessar possa, postei lá na página do blog o que ganhei de presente do meu amigo secreto do trabalho.

Até breve.

6 comentários sobre “Minhas tradições natalinas #1: amigo secreto

  1. Que família grande! que legal que deve ser o natal na sua casa!!! Esse tipo de amigo secreto eu gosto, de tirar na hora e dar lembrança. Mas o que mais gosto ainda é aquele de roubar hahahaha me diviirtoooo!
    Feliz Natal, querida!!!

    Curtido por 1 pessoa

      • Cada um leva um presente neutro (valor pre definido) aí no dia os papeis só tem a ordem da brincadeira.. o primeiro vai lá, coloca a mão no saco e pega um presente… o segundo faz a mesma coisa, mas pode ficar com o seu presente ou “roubar” o do primeiro. E por aí vai! é bem divertido! O melhor é ser o primeiro, que fica só olhando e, no final, pode roubar de qualquer um! hahahaa

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário