Desafio literário para 2016

IMG_7326

Vamos começar 2016 com pé direito? Vamos, vamos sim. E como faremos? Isso mesmo,  com livros.

Uma paixão negligenciada em favor de vídeos no youtube, filmes e séries no Netflix…

Mas uma das resoluções para este ano é diminuir o tempo em frente aos aparelhos eletrônicos e curtir mais atividades ao ar livre. E ler é uma coisa que dá muito bem pra fazer tendo apenas o céu acima de nós.

Pra dar uma alavancada nas minhas estatísticas de leitura resolvi participar do Desafio Literário Skoob 2016. Ele existe desde 2014, eu entrei para o grupo no facebook, separei os livros mas não me lembro de ter lido se quer um dos selecionados. 2014 foi um ano terrível em relação às leituras.

Em 2015 eu li bem mais do que no ano anterior, recuperei o fôlego mas não participei de nenhum desafio ou meta literária.

Em 2016 com as forças renovadas, escolhi esse desafio pra participar e já separei os livros que pretendo ler durante o ano.

O Desafio Literário Skoob consiste em, cada mês, ler um livro dentro do tema proposto e publicar uma resenha na sua plataforma de escolha… Além disso, deve-se compartilhar a resenha no grupo do desafio no Facebook. Clique aqui se quiser saber mais e ver se interessa em participar.

Para participar eu escolhi apenas livros que já tenho em casa, pra movimentar minha estante. Alguns meses ficaram faltando, mas pretendo preencher a lacuna com ebooks.

Abaixo, os temas mensais e minhas escolhas pré-definidas.

JANEIRO: fantasia – Doctor Who: Shada, por Gareth Roberts

FEVEREIRO: autor asiático – O gigante enterrado, do Kazuo Ishiguro. Embora este autor seja naturalizado inglês, ele nasceu no Japão.

MARÇO: livro escrito por mulher – Um teto todo seu, por Virginia Woolf. Vamos ver se eu desencanto dessa autora de uma vez.

ABRIL: livro sobre o holocausto – A mala de Hana, de Karen Levine

MAIO: autor africano – Os transparentes, do Ondjacki.

JUNHO: livro com 3 palavras no título – Admirável mundo novo, Aldous Huxley

JULHO: um livro com serial killer – O silêncio dos inocentes, de Thomas Harris

AGOSTO: uma biografia – Freddie Mercury, a biografia definitiva, por Lesley-Ann Jones

SETEMBRO: autor brasileiro – Caderno de um ausente, de João Luís Anzanello Carrascoza

OUTUBRO: thriller psicológico – A garota no trem, de Paula Hawkins OU Pacto sinistro, de Patricia Highsmith

NOVEMBRO: clássicos da literatura estrangeira – Crime e castigo, de Fiódor Dostoiévski

DEZEMBRO: um livro com nome de cidade, região ou país (vale lugar fictício desde que seja o nome do livro e não de uma série) – O misterioso caso de Styles, de Agatha Christie

Conforme eu for lendo, atualizarei o blog contando minha experiência de leitura.

PS:se souberem de HQ’s que se enquadram em algumas das categorias, por favor me indiquem. Quero inserir de vez as graphic novels na minha rotina em 2016.

Até breve.

28 comentários sobre “Desafio literário para 2016

  1. Admirável Mundo Novo é simplesmente fantástico. Ótima escolha. Com relação as grapgic novels, da pra encaixar as das Guerras dos Tronos nesse mês de janeiro, etem também as coleções encadernadas da Marvel.

    Curtido por 2 pessoas

    • Oi, Vanessa. Eu to ansiosa pra ler Admirável… Eu já li a Guerra dos tronos então não tive muito interesse nas hq’s dele. Talvez mais tarde como uma “releitura” da saga. Rs Eu tenho uns quadrinhos da Marvel e DC aqui. Vou dar uma olhada e ver se me interesso por algum. Bjs.

      Curtir

  2. Doctor Who, Admirável Mundo Novo e O Silêncio dos Inocentes, sua lista tá linda!! hahahah Admirável Mundo Novo é, com certeza, um dos meus livros favoritos, ele abriu as minhas portas para outras distopias do gênero como 1984 e Fahrenheit 451. Adquiri há um tempo um livro que é meio que uma continuação, do Aldous Huxley também, se chama Regresso ao Admirável Mundo Novo, mas estou enrolando pra ler, rs.

    http://controleliterario.blogspot.com.br/

    Curtido por 2 pessoas

    • Oi, Tisa. Estou super ansiosa pra ler esses livros todos. Foram escolhidos com bastante cautela. Rs Fahrenheit 451 eu comecei a ler mas não me prendeu muito e deixei de lado. Mas estou planejando uma maratona pra ver se finalizo os livros que estão pela metade. 😉

      Curtir

  3. Bem legal esse desafio. VC falou de graphic novels e sobre o holocausto, tenho uma indicação de livro que cabe em ambas. Inclusive fiz uma resenha no meu blog sobre ele. “Eu, filha de sobreviventes do Holocausto” vale muito a pena. Não vai se arrepender

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Isabele, tenho dois livros sobre o holocausto: “A bibliotecária de Auschwitz”, que é o que eu vou ler; e o “Depois de Auschwitz”. Todos dois em formate de ebook. Se quiser posso te mandar, é só me falar qual deles ou os dois.
    Beijo

    Curtido por 1 pessoa

  5. Em abril você pode ler o Diário de Anne Frank ou Maus.
    Acho desafios ótimos para quem tem foco, mas eu não dou conta, sou muito “pirigueti” literária, a cada hora estou com um livro, mesmo sem ter terminado outro.
    Boas leituras em 2016!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Autor brasileiro, sugestões de contemporâneos: Budapeste, Chico Buarque (bom que é rapidinho); A batalha do apocalipse, Eduardo Spohr; qualquer um do André Vianco (se for pegar um de vampiros, começa do começo com O senhor da Chuva). Nunca li nenhum dele de vampiros mas estão na minha lista, dizem que são ótimos.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Ah, que legal esse desafio! Mas tenho dificuldade em cumprir temas predefinidos e tal.
    Não li nenhunzinho da sua lista, então suas resenhas vão me caber muito bem! Tenho curiosidade em especial com Admirável Mundo Novo e O Misterioso Caso de Styles (só li um livro dela mas amei!).
    Um beijo e muita boa sorte!
    P.S.: estou tentando seguir seu blog no Bloglovin, mas só aparecem as postagens de setembro =/ uma pena!

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu vou tentar seguir esses temas pela segunda vez. Tomara que dê certo. rs
      De Agatha eu tb só li um livro e achei ok.
      Eu fiz cadastro no Bloglovin mas nem mexo lá. Não entendi bem como funciona e larguei. rsr sr
      Vou tentar novamente. Bjs

      Curtir

    • Mas tudo bem se você pular um mês. É que rola sorteio surpresa todos os meses pra quem leu e fez resenha do livro dentro do prazo. Mas super ok você usar os temas do desafio como estímulo e forma de movimentar a estante. 😉

      Curtir

Deixe um comentário