[Resenha] Razão e Sentimento

razao e sentimento

Um livro de primeiras vezes.

O primeiro livro publicado por Jane Austen, sob pseudônimo já que no início do século XIX ninguém queria publicar uma mulher.

O primeiro livro da autora que li. Eu tinha um medo de ler Jane Austen que nunca saberei de onde veio. Mas amante de Downton Abbey que sou só tinha como opção gostar da autora.

Este livro também marca minha estreia no Clube dos clássicos vivos, grupo do Goodreads do qual participo.

razao e sentimento.

O livro conta a história das irmãs Dashwood, Elinor e Marianne. Uma, a razão e a outra, puro sentimento. Elas viviam confortavelmente até o pai morrer e deixar sua fortuna como herança para o filho mais velho. A mãe a as irmãs receberam uma pequena quantia em dinheiro que não garantiria o padrão de vida que tinham antes da morte do Sr Dashwood. Elas acabam se mudando de cidade e aí que todas as aventuras acontecem e a trama se desenvolve em meio a encontros e desencontros amorosos.

Em Razão e Sentimento  (ou Razão e Sensibilidade em outra edições) temos uma amostra de como era a sociedade inglesa da era georgiana, onde o que importava mesmo era quanto se tinha de rendimento anual e com quem as pessoas se relacionavam. Nesse período, ascensão social era impensável.

“(…) tudo o que se possa dizer a respeito da felicidade de alguém depender inteiramente de uma determinada pessoa, não corresponde… não se ajusta… não é possível que assim seja…”

Apesar de não ser um livro com grandes acontecimentos eu gostei bastante, não fiquei entediada em nenhum momento, apesar de volta e meia encontrar monólogos bem extensos. O final proposto para as personagens Elinor e Marianne foi bastante convincente.

Recomendo bastante este livro. E já quero ler tudo que Jane Austen escreveu.

35 comentários sobre “[Resenha] Razão e Sentimento

  1. Já tombei com outros livros de Jane Austen, mas nunca li nenhum, e do jeito que anda minha lista pode demorar… Mas gostei bastante do enredo, me lembrou outras histórias que li, fiquei curiosa para saber o desenrolamento.

    Bites!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sempre me indicaram bastante os livros da Jane, mas por algum motivo nunca li nenhum. Acho que começarei por Orgulho e Preconceito já que adoro o filme e depois lerei este que também parece ser bem interessante 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  3. Espero começar a ler os outros livros de jane austen em breve, esse me pareceu ser bem interessante, não é uma história romântica, que marque, isso me parece ser algo bom. Já vi falar da história por causa do filme com a Kate Winslet.

    Curtido por 1 pessoa

  4. E eu pensando que já tinha comentado aqui, socorro ehehe
    Tbm conheço esta edição como Razão e Sensibilidade, inclusive adoro a adaptação cinematográfica com o Allan Rickman, já assistiu?
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  5. Acreedita que nunca consegui terminar uma obra de Jane Austen? E olha que não sou de deixar livros na metade! Além de não gostar muito da escrita, que às vezes me deixa entediada, eu não consigo me interessar pelas temáticas! Mas confesso que preciso dar mais uma chance hahaha Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    Curtido por 1 pessoa

    • Menina, tu sabe que eu até me estranhei por me enredado em Razão e Sentimento? Eu não tenho paciência pra esse tipo de história e mesmo assim gostei e li bem depressa.

      Curtir

  6. Ainda não conhecia esse livro. Na verdade, eu acho que o único livro da Jane que eu já ouvi falar é Orgulho e Preconceito, mas ainda não li ele. Vejo tanta gente falando da autora que cada vez mais tenho vontade de ler alguma coisa dela.
    Gostei da sua resenha 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  7. Às vezes me sinto uma alien por nunca ter lido nada da Jane Austen. Assim, antes de assistir a adaptação de Orgulho e preconceito, eu tinha um preconceito pensando que seria mais uma história de paixonite e etc, coisa que eu não consigo engolir, mas vi que a história era totalmente diferente do que eu imaginava, tirando parte desse preconceito. Espero conseguir ler esse que você resenhou em breve, já que é o primeiro da autora.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Ah! Eu também tenho medinho de Jane Austen, e clássicos em geral! Mas eu sei que meu medo é ler e não gostar, ou até não entender sabe? Mas algum dia eu farei que nem você e vencerei esse negócio ai! ;P

    Curtido por 1 pessoa

  9. O interessante é que esse livro me transparece tédio. Mas como você gostou, darei chance quando nossa estante carecer de livros novos. Muito interessante saber desses subterfúgios utilizados para publicá-la.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Jane Austen é minha escritora favorita. Orgulho e Preconceito é o meu queridinho, desde sempre hehe. Razão e sensibilidade só vi o filme, mas quero muito ler o livro. Adorei a resenha ♥

    Curtido por 1 pessoa

  11. Ai Isa, adorei a sua breve resenha sobre a leitura, ficou bem objetiva e deixou aquele gostinho de quero saber mais.. Infelizmente meu tempo nessa vida corrida não tem me permitido ler, estou com um livro no meu criado mudo a mais de 6 meses eu acho e não consigo terminar… Em meio a artigos e resenhas e mais artigos, impossível ler um livre sem objetivo educacional ultimamente. :/ Quando possível certamente vou querer ler livros da autora, já ouvi muito falarem bem das obras dela.
    Beijão, http://www.desapegaadri.com

    Curtido por 1 pessoa

  12. Eu nunca li nada da Jane Austen, sempre postergo as leituras dela que aparecem por aqui para depois. Sempre que leio resenhas de livros dela me dá uma vontade de correr e ler, mas acabo postergando sempre… Talvez eu também tenha esse medo sem explicação que você sentia, nunca pensei por esse ângulo, mas agora percebo que pode ser isso… Vamos colocar na lista de leituras do ano, rsrsrs.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  13. Jane Austen é uma das minhas autoras favoritas. Sua observação do cotidiano e a ironia sutil tornam a leitura das suas obras um grande prazer. Você vai se apaixonar.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário