Organiza, Isabele.

Um dos objetivos pessoais para 2016 é ser mais organizada e menos procrastinadora. Eita palavrinha difícil de falar, que puxa para trás toda uma vida e não deixa que sonhos se realizem. Xô, xô, xô.

Pra atingir esse objetivo comecei a pesquisar sobre os planejadores pessoais e me assustei horrores com o preço deles. Algumas pessoas queridas me indicaram algumas lojas que produziam os famosos planners a um preço mais em conta, mas ainda assim achei um valor alto a se pagar por um ajuntamento de papéis.

Foi aí que descobri o Bullet Journal, um sistema analógico de organização, mais personalizável impossível.

The System

The Bullet Journal is a customizable and forgiving organization system. It can be your to-do list, sketchbook, notebook, and diary, but most likely, it will be all of the above. It will teach you to do more with less.

Tradução livre: O bullet journal é um sistema de organização customizável e indulgente. Pode ser sua lista de tarefas, caderno de rascunhos, caderno de anotações, diário, mas muito provavelmente, será tudo isso acima. Ele te ensinará a fazer mais com menos.

 

O método te permite ajustar completamente o layout e o conteúdo escrito, além de deixar que a criatividade se solte através da prática de caligrafia e desenhos. Nele você é livre pra decidir quantos dias da semana irão em cada página, a cor e estilo das letras, você pode listar desafios, livros lidos, itens de desejo, rastrear os hábitos diários, visualizar mais facilmente os eventos futuros etc.

Além disso, dá uma sensação de bem-estar maravilhosa quando se cumpre um item da lista. A gente se sente a pessoa mais organizada e incrível da face da Terra. O orgulho da Nação.

O uso do bullet journal despertou meu interesse pela caligrafia/lettering e agora passo bons minutos no Instagram vasculhando as hashtags correspondentes. Cada vídeo incrível.

Eu ainda sou uma novata no uso do bullet journal mas já tenho minha “musa inspiradora”. No Instagram e no YouTube acompanho com afinco a Kara, do blog e canal Boho Berry. Ela é incrivelmente criativa e reconhecida até mesmo pelo criador do método. Aliás, o único revés na hora de pesquisar e implementar o método, é que a maioria do conteúdo existente sobre ele está em inglês. Mas dá pra pegar o espírito da coisa caso se conheça minimamente o idioma.

Aqui no Brasil, a Maki, dona do blog Desancorando, é a minha referência.

bujo

Clique na imagem e seja redirecionado para o video oficial do Bullet Journal.

 

Como vocês se organizam no dia a dia? Usam algum planner digital ou analógico? Já conheciam o sistema do bullet journal?

10 comentários sobre “Organiza, Isabele.

  1. Isa que amor, adorei esse método bullet journal parece ser um método bem viável pra pessoas “super organizadas” como eu hahahahaha adorei mesmo. Vou dar até uma olhada nas indicações que você deu ali. E por enquanto minha organização funcionada numa agenda com paginas semanais, mas só no trabalho que dai ela fica aberta ali 😀 haha
    Beijão

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sonho com planner na minha vida, mas a grana não participa da minha vida da forma que gostaria… hahahah
    Nunca tinha ouvido falar desse método, mas já amei o caderninho e já vislumbrei várias formas criativas para preenche-lo! ^^
    Eu uso a agenda mesmo, por enquanto… Mas é incrível conseguir bater as metas 🙂
    Beeijos

    Curtido por 1 pessoa

    • Obrigada, Mari. Eu acho que mesmo com os planners, dá pra adaptar bem. Dá uma buscada pelas hashtags no instagram que lá tem referências de como inserir um habit tracker dentro dos weekly spread.

      Curtir

Deixe um comentário