[Resenha] Um teto todo seu

um teto todo seu

Virginia Woolf foi convidada a palestrar sobre mulheres e ficção. E ela pegou um caminho diferente do que esperavam. Fez uma viagem no tempo até os séculos XVI, XVII e traçou um panorama sobre a vida das mulheres durante o período. O mesmo fez com os séculos seguintes. Tudo isso revisitando as obras literárias publicadas durante esses anos.

A partir disso ela vai traçando um perfil de participação da mulher na sociedade inglesa, da total ignorância e subserviência até os dias que começou a ler e escrever e a partir daí desejou ingressar no mundo das letras. Elas não recebiam estímulo intelectual, eram apenas domésticas, sem nenhum momento para elas mesmas, sempre dedicadas ao bem-estar do marido, pai, irmão. Sempre servis, não tinham tempo, espaço nem dinheiro para produzir nem consumir literatura.

um teto todo seu.

Neste livro a autora aponta todas as dificuldades e preconceitos enfrentados por essas mulheres. Compara as obras das grandes escritoras inglesas entre si e entre escritores. E conclui afirmando, já percorrendo a literatura contemporânea do seu tempo, que mesmo sem a estrutura ideal para a criação as mulheres conseguiam produzir grandes romances, imaginem do que seriam capazes em condições favoráveis.

No último capítulo, Virgínia convida as mulheres a criarem, a passarem por cima da menor liberdade intelectual que possuem e a “escreverem todo o tipo de livro, não hesitando diante de nenhum tema, por mais trivial ou vasto que seja.

“Ouço-me dizer breve e prosaicamente que é muito mais importante ser você mesma do que qualquer outra coisa. (…)Pensem nas coisas por si mesmas.”

Não foi nada fácil ler esse livro. O tempo todo eu pensava que deveria ler outra obra, não estava me conectando com a escrita de Virginia. O mesmo problema que encontrei nos outros livros da autora que tentei ler. Muita digressão, eu me perdia, às vezes tinha que voltar um parágrafo inteiro. Apenas nos últimos capítulos consegui perceber onde Virginia queria chegar e foi lindo.

Agora que já conheço melhor o estilo narrativo de Virginia Woolf, voltarei à leitura de Mrs Dalloway. Questão de honra! Até porque esse livro era pra ser um livro viajante e está parado comigo há uns 3 ou 4 anos.

um teto todo seu virginia woolf

Um teto todo seu é um livro importante, muito relevante, haja vista tantos obstáculos e escárnios que as mulheres de hoje ainda encontram quando se propõem a criar algo ou simplesmente a lutar por seu lugar no mundo.

Post especial para o Desafio Literário Skoob 2016.

16 comentários sobre “[Resenha] Um teto todo seu

  1. Muito boa sua resenha Isa, não conhecia essa autora e achei muito boa! Pensei em mim mesma e na dificuldade que foi botar no meu livro o que eu queria, com medo que fosse trivial como você disse ou inocente de mais. Mas o que ela fala no livro é um ótimo estímulo. Quanto às digressões eu entendo que seja difícil de ler mas – as vezes- são a parte mais lmportante do livro, então tenha foco que você consegue. Hahaha
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    • Não é nada fácil pra mim lidar com digressões. Até mesmo em conversar cara a cara eu fico agoniada e, dependendo da pessoa, interrompo a fala e peço pra pessoa ir direto ao ponto. Mas vamos la. Com paciência conseguirei concluir mais um livro da autora. Bjs e obrigada pelo comentário.

      Curtir

  2. Acho que eu sou uma das pessoas que mais divaga no mundo, acho que por isso gosto de Virginia Wolf, kkkkkkkk. Gostei muito da temática deste livro, vou colocar na minha lista de interesses para a próxima bienal de SP.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Virginia Woolf é uma das melhores escritoras que já li, ela é incrível e esse livro não deve ser diferente.
    Amei ler essa resenha, deu vontade de ler o livro agora, sair, procurar uma livraria e comprar.
    Muito bom.
    Bsj

    Curtido por 1 pessoa

  4. O estilo de escrita de Virginia Woolf pode ser um pouco complicado em um primeiro momento (especialmente dos livros de ensaios, como esse), mas depois você se acostuma, pode acreditar!

    Nesta linha mais feminista, recomendo um curtinho que é “Profissões para mulheres e outros artigos feministas”, também muito bom!

    Curtido por 1 pessoa

    • Na verdade a narrativa da autora que não me agradou muito mas foi. Rs
      Quero ler mais coisa dela pra ver como será. O livro é ótimo sim, muito atual apesar do ano de publicação.

      Curtir

Deixe um comentário